A Saúde Oral dá sinais de alerta para diversas doenças

A Saúde Oral dá sinais de alerta para diversas doenças

Hoje o assunto que lhe trazemos diz respeito a algo que muitas pessoas não valorizam e não controlam – a saúde da nossa boca!

Sabia que a nossa boca pode ser essencial para nos alertar e identificar inúmeras doenças que afetam todo o nosso corpo? É verdade, a Saúde Oral dá sinais de alerta para diversas doenças. Doenças essas que podem ser causadas pelo stress, tabaco, má alimentação entre outros fatores. Assim, ficar atento a alterações na língua, na gengiva e nos dentes pode ser o primeiro passo para diagnosticar algo que possa estar errado na nossa saúde. Por isso, o nosso primeiro conselho é: não descuide da sua saúde oral!

Mas, conheça agora algumas das doenças que podem ser identificadas pela boca:

Diabetes: o descontrolo nas taxas de açúcar pode surgir juntamente com o mau hálito, sendo por isso um sinal de alerta para alguma doença. Pacientes diabéticos, por norma, apresentam casos de gengivite (inflamação das gengivas). Daí ser importante que realizem consultas frequentes, de modo a controlar as alterações que podem advir da sua doença, evitando desta forma graves consequências.

Anemia – quem sente fadiga, palidez, falta de ar e tonturas deve de verificar os seus glóbulos vermelhos. Por outro lado, outra manifestação da anemia é uma língua mais lisa, com um aspeto “careca”. O ideal é que esta esteja sempre áspera, brilhante e saudável. Se verificar alguma alteração na sua língua, marque uma consulta com o seu médico.

Cancro Oral – Na boca pode-se observar por vezes verrugas que podem evoluir para uma doença mais séria, como o cancro da língua. Se notar alguma afta ou lesão que insiste em não sarar, consulte o seu dentista imediatamente. 

Hábitos saudáveis são o segredo para tudo: Evitar fumar excessivamente, beber bebidas alcoólicas, ter uma dieta rica em alimentos saudáveis, uma boa higiene oral, entre outras atitudes, diminuem as hipóteses de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive patologias mais graves.

Com efeito, cuidar da sua saúde oral é indispensável. Observar e tratar pequenas cáries, gengivites e outras doenças da boca é primordial para todo o seu corpo, um vez evitadas e identificadas podem ser tratadas atempadamente para não causar maiores estragos. Manter os seus dentes bem cuidados garante-lhe um sorriso bonito, maior autoestima e evita as famosas dores de dentes. Por se a Saúde Oral dá sinais de alerta, é sinal que deve de estar de prevenção.

Por isso, não hesite em visitar o seu dentista a cada 6 meses e perceba quanto é importante cuidar da sua boca e do seu sorriso.

A prevenção ainda é a melhor maneira de manter sua saúde oral em dia e controlar doenças que podem afetar todo o seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *