Cárie dentária: o que é, sintomas e tratamento

Cárie dentária: o que é, sintomas e tratamento

cárie dentária

A cárie dentária está relacionada à decomposição dos dentes. É uma desmineralização que ocorre quando as bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente.

O que é a cárie dentária?

A cárie dentária é o “amolecimento” do esmalte dos dentes, causado pela ação dos ácidos. Estes ácidos desenvolvem-se quando a placa bacteriana que não é removida decompõe o açúcar presente na boca. As cáries podem ser divididas, de acordo com a sua localização, em:

Coronárias: cáries dentárias que se localizam entre os dentes ou na superfície com que mastigamos. Geralmente, são mais comuns nos dentes posteriores das crianças e jovens.

Radiculares: cáries dentárias que se desenvolvem próximas às raízes dos dentes de adultos, devido à retração natural da gengiva, causada pelo envelhecimento.

Recorrentes: cáries dentárias que, mesmo após uma restauração, voltam a surgir, graças à acumulação de placa nas regiões expostas dos dentes.

cárie dentária o que é

O que causa o aparecimento das cáries dentárias?

Resumidamente, a causa da cárie dentária é a má higienização dos dentes. Ou seja, ocorre quando os alimentos ficam presos entre os dentes e não são completamente removidos com a escovagem e a utilização de fio dentário.

Essas bactérias geram ácidos que desgastam o esmalte dos dentes, criando lentamente orifícios nos dentes, designados por cáries dentárias. Sem tratamento, estes orifícios podem ficar maiores e, ao longo do tempo, podem acabar por destruir completamente o dente.

Sintomas da Cárie Dentária

Existem três sintomas que determinam que temos uma cárie dentária:

Dor de dentes

A presença da dor de dentes é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos, causando um desconforto que pode ser constante, e de intensidade leve, moderada ou intensa.

Dor ao mastigar

Uma vez que a sensibilidade aumenta, as dores provocadas pela própria lesão vão aumentando aos poucos. Este sintoma da cárie dentária é o desconforto que se sente quando se mastiga os alimentos, fazendo da simples experiência de se alimentar algo desagradável.

Sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes ou frias

Outro sintoma muito comum é a sensibilidade que pode surgir em diversas situações: desde uma mudança de temperatura, com alimentos quentes ou frios, e até o simples toque no dente cariado.

Como tratar e prevenir as cáries dentárias?

A melhor forma de saber o tratamento de que precisa é ir a uma consulta com o seu médico dentista, para que ele possa observar as suas cáries dentárias.

Agora, se quer prevenir as cáries dentárias, saiba que é possível tomar determinadas medidas para ajudar a fortalecer os seus dentes:

  • Evite alimentos e bebidas açucarados;
  • Escove os dentes regularmente;
  • Opte por uma pasta de dentes com flúor. O flúor ajuda a prevenir as cáries dentárias, diminuindo o desgaste do esmalte e acelerando o processo de remineralização;
  • Use o fio dentário todos os dias para ajudar a remover a placa bacteriana e os restos de alimentos dos espaços entre os dentes, onde a escova de dentes não chega.

Complicações trazidas pela cárie dentária

Caso não faça nenhum tratamento para se ver livre das cáries dentárias, a desmineralização irá danificar completamente os seus dentes. E se essas bactérias conseguirem chegar à raiz do dente, pode desenvolver um abcesso e perder o dente.

dente quebrado

Confie o seu sorriso a quem sabe o que faz

O Cartão Dental Premium permite tratar as cáries dentárias na rede de clínicas dentárias de referência em Implantologia Dentária que conta com médicos dentistas experts, que já tem mais de 45.000 casos de sucesso. As clínicas estão localizadas de norte a sul de Portugal — tudo para que tratar da saúde oral seja fácil e acessível, transformando a vida de todos aqueles que querem voltar a sorrir. 

Convidamo-lo a conhecer a clínica mais próxima de si e a comprovar todas as vantagens que só o Cartão Dental Premium tem para lhe oferecer.

Sinta-se seguro em relação à sua saúde oral: a sua transformação começa agora, através de um simples clique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *