Cáries: como combater e prevenir?

Cáries: como combater e prevenir?

Imaginamos que saiba que as caries são um problema dentário muito comum entre toda a população. Crianças, jovens ou adultos, todos eles sofrem deste problema. Mas na verdade, o que sabe verdadeiramente sobre cáries? Conhece as suas causas? Como devem de tratadas? Formas de prevenção para que não afetem os seus dentes e saúde oral?

As cáries são o resultado da corrosão dos dentes. Surgem quando certos ácidos corroem a camada superficial dura dos dentes (o esmalte dentário) e danificam os mesmos.

Com o passar do tempo estes ácidos vão fazer com que sejam criados orifícios na superfície do dente, causando dor e desconforto, afetando a saúde oral. Por outro lado, as cáries também podem ser causadas por uma má alimentação, com a ingestão de muitos alimentos, bebidas mais doces e claro, pelos maus #hábitos de higiene oral. Dizer ainda que em casos mais graves podem levar à perda dentaria e afetar diretamente o seu sorriso. 

“Como posso então saber se tenho cáries?”

A melhor forma de identificar se os seus dentes têm cáries é visitar o seu dentista de 6 em 6 meses para uma avaliação mais minuciosa de forma a avaliar o estado de saúde da sua boca. Por precaução, poderá sempre pedir caso seja necessário a realização de um raio-x. Se sentir fortes dores de cabeça e dores nos dentes ao ingerir comidas/bebidas muito frias ou muito quentes, poderá ser sinal de que as #cáries encontram-se numa fase mais avançada.

Qual é o tratamento recomendado para manter a saúde oral e combater as cáries?

O tratamento irá sempre depender do estado em que se encontram as cáries e todos os seus dentes. Quando são descobertas numa fase inicial, o seu dentista remove a parte danificada e preenche o espaço no dente. Em casos mais avançados, poderá ser mesmo necessário extrair o dente.

Quais hábitos posso adoptar para ajudar a prevenir cáries?

Cuidados com a sua alimentação

Evite a ingestão de alimentos com açúcar e refrigerantes — isso vai fazer reduzir a quantidade de ácidos na sua boca, impedindo a formação da placa bacteriana.

Mantenha a sua boca hidratada, bebendo muita água

A ingestão de água ajuda na limpeza e na saúde oral. Contudo, isso não substitui uma correta higiene oral, com escovagem e passagem de fio dentário.

Complemente a saúde oral com flúor

Vai manter a superfície dentária mais dura e resistente, longe das cáries.

Visite regularmente o seu dentista

Previna desde cedo o surgimento de cáries numa fase inicial. Realize ainda uma limpeza profissional e retire o tártaro que se vai acumulando nos seus dentes.

Com efeito, cuide diariamente da sua saúde oral e sorria sem preocupações.

O Cartão Dental Premium cuida da sua saúde oral, oferecendo implantes dentários com coroa e mais de 75 tratamentos, incluindo ainda a solução para as cáries, gengivites e inflamações. 

Agende a sua consulta de avaliação sem custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *