Como a perda de um dente pode afetar sua fisionomia

Como a perda de um dente pode afetar sua fisionomia

A perda de um dente é um problema que, além de ser de saúde oral, interferindo na fala e na mastigação, também acaba por afetar a sua fisionomia. Mesmo que seja apenas um dente e pense que passa despercebido, como é o caso dos dentes que se vêem menos, a falta desse dente pode fazer a diferença. Perceba os motivos e o que fazer para resolver a situação, caso esteja a passar por este problema.

Muitas coisas acontecem dentro da sua boca quando um dente deixa de fazer parte da sua arcada. A sua mastigação é umas das coisas que sofre com a ausência de um dente. Os que ficam ao seu redor ou por cima também sentem a sua falta, começando a movimentar-se para tentar ajustar o espaço vazio na boca. E, por incrível que pareça, o seu rosto também!

 

A fisionomia muda com a perda de um dente?

mulher com sorriso brancoSim. Quando sofremos a perda de um dente da arcada inferior, o de cima acaba por descer mais. Os dentes adjacentes podem ficar mais inclinados e há todo um desalinhamento na sua arcada dentária. E tudo isto devido à perda de um dente!

Um exemplo claro de como o nosso rosto pode ser modificado é a aceleração do aparecimento de rugas. Mas as transformações não ficam por aqui. Ao perder um dente, a gengiva também se modifica. Começa um processo de retração, ou seja, a gengiva “encolhe”, por causa da perda óssea que ocorre como consequência da perda de um dente, uma vez que a sua raiz deixa de lhe dar suporte. O formato do seu rosto começa a sofrer alterações, principalmente na sua musculatura, que acaba por ficar mais flácida.

 

As mudanças mais percetíveis

É essa flacidez muscular facial que interfere com a sua fisionomia e, em alguns casos, a pessoa pode ficar com uma aparência mais envelhecida. Este envelhecimento facial está diretamente relacionado com a estrutura óssea, como mencionámos acima. Mas será que, afinal, a perda de um dente causa este reflexo na nossa fisionomia apenas pela mudança da posição dos dentes e da perda óssea? O que mais pode mudar e afetar a nossa imagem?

A perda de um dente também faz com que o volume dos nossos lábios seja menor e, dependendo do local onde se perde o dente, a posição do nosso queixo também pode mudar. E até o nosso nariz pode ser afetado.

A falta de apoio dos tecidos moles e que estão ligados à nossa dentição influencia mesmo o nosso rosto. Dependendo do caso, o rosto pode ficar com um contorno mais ovalizado e a flacidez que a perda de um dente causa na nossa pele estende-se até ao pescoço.

 

Em quanto tempo vemos essas transformações?

Se a perda de um dente ocorre durante a juventude e não for feito o devido tratamento, a aparência mais envelhecida e as mudanças do rosto podem começar muito cedo. Não há uma idade definida para quando as mudanças começam a ficar evidentes, mas o que se sabe é que cuidar da saúde oral nunca deve ficar para depois. Até porque, às vezes, a perda de um dente acontece na sequência de outros problemas orais, como a formação de uma cárie, um trauma e até pelo descuido com a higiene oral ou por não fazer as visitas periódicas ao médico dentista. Recomenda-se que vá ao dentista pelo menos uma vez por ano, mas o ideal seria ir duas vezes por ano. As limpezas evitam que o tártaro se acumule e que outros problemas surjam ao longo do tempo.

 

A solução para a perda de um dente é mais simples do que imagina

casal terceira idade sorrindoIndolor, pouco invasiva e com um resultado muito natural. Quando se fala em perda de um dente, uma das soluções mais satisfatórias e que resolve totalmente o problema, recuperando a qualidade de vida e o bem-estar é o tratamento feito através da colocação de Implantes Dentários. Se a perda for de mais de um dente, não precisa de se preocupar. Existem técnicas modernas, inovadoras e profissionais experts que conseguem fazer uma Reabilitação Oral perfeita e que renovam o seu sorriso com qualidade e segurança.

Esta é uma das vantagens de possuir um Cartão Dental Premium. Além de ter direito à colocação de dois Implantes Dentários e respetivas coroas, ainda tem acesso a mais de 75 tratamentos, como branqueamento, higienizações, ou raio-X. Ou seja, um tratamento completo para que a sua saúde oral esteja sempre em dia. No seu portfólio, o Cartão Dental Premium já tem mais de 40.000 casos de sucesso na colocação de Implantes Dentários. Quando alguém procura por este tipo de tratamento, é importante ter em conta as referências dos profissionais, da empresa e da qualidade dos seus serviços. Isto porque um tratamento com Implantes Dentários é uma solução para o resto da vida.

A principal missão do Cartão Dental Premium é transformar vidas através de um sorriso saudável e bonito. O importante é marcar uma consulta de avaliação oral sem custos para saber que tratamento será ideal para si, para que não sofra com consequências da perda de um dente, como a alteração de fisionomia, a perda de autoestima e, claro, para manter a sua saúde oral em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *