Conheça a Terapia do Sorriso por intermédio de animais

Conheça a Terapia do Sorriso por intermédio de animais

Muito mais do que apenas uma expressão de felicidade, o sorriso ajuda a melhorar a nossa aparência, humor, saúde, bem-estar e qualidade de vida. É graças aos seus benefícios que hoje existem iniciativas como a terapia do sorriso, que consiste em diversas práticas que estimulam o sorriso e fazem com que as pessoas sorriam mais e, consequentemente, sejam mais felizes e beneficiadas, inclusive, em processos de cura de doenças.

O sorriso que um animal de estimação proporciona

Existem várias situações que podem originar um sorriso, estar perto de animais de estimação é uma delas. Os animais de estimação possuem um papel terapêutico em diversas fases e momentos das nossas vidas. Na infância, a convivência com um animal contribui para o desenvolvimento social, melhora a capacidade de aprendizagem, diminui a agressividade e ajuda a criar autoestima e a desenvolver responsabilidades, contribuindo ainda para diminuir o risco de doenças. Além disso, as crianças que convivem com animais passam a expressar a afetividade de forma mais natural.

Não é por acaso que a amizade entre tantos animais já foi retratada inúmeras vezes em filmes que ficaram famosos no cinema. Pesquisas indicam que ao acariciar um animal de estimação reduzimos os níveis de stress e ansiedade, liberamos ocitocina, hormona do carinho e da compaixão.

Ter um amigo de quatro patas em casa faz com que nos sintamos menos sozinhos e passemos a sorrir muito mais, afinal eles fazem-nos mais felizes. São ótimos companheiros e fazem toda a diferença para quem passa por momentos difíceis, depressão ou outro tipo de doença. Segundo um estudo publicado no Journal of Research in Personality, a ligação entre o ser humano e animais de estimação promove uma das ligações mais saudáveis e positivas que existem, causando impacto no campo físico, emocional e cognitivo.

Entre os benefícios que os animais de estimação nos proporcionam, destacam-se:

  • Aumento da expectativa de vida
  • Ajudam no combate à depressão
  • Diminuem o risco de doenças cardiovasculares
  • Fortalecem o sistema imunitário
  • Reduzem a tensão arterial
  • Evitam sentimentos de solidão

Terapia animal: a terapia do sorriso por intermédio de animais

Os animais de estimação são capazes de, naturalmente, dar suporte emocional. Quando treinados, o seu contacto com humanos pode proporcionar ainda mais benefícios. A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um tratamento realizado na área da saúde, também conhecido como Terapia Animal ou “Terapia por Intermédio de Animais”.

Como funciona a Terapia do Sorriso com animais

A terapia com animais baseia-se no vínculo já existente entre humanos e animais. Nesta prática, o animal serve de co-terapeuta e ajuda os pacientes a alcançarem os objetivos do seu tratamento. A terapia é realizada com cães ou outros animais e tem como objetivo principal ajudar as pessoas que passam por tratamentos físicos e/ou psicológicos.

terapia do sorrisoOs animais deste tipo de terapia são treinados e socializados para proporcionar mais sorrisos, aconchego e carinho. Os animais de terapia podem ser de qualquer espécie e passam sempre pela avaliação de um veterinário, recebendo depois um treino básico. Posteriormente, são selecionados para garantir que interagem bem com diferentes tipos de pessoas, em hospitais, centros de recuperação, lares, escolas ou até em casa de pacientes.

Várias pesquisas sobre este tipo de terapia alegam que os animais são capazes de ouvir e de nos confortar através de uma comunicação que se dá pelo toque. Existem ainda estudos que indicam que crianças autistas que recebem terapia do sorriso por intermédio de animais apresentam diminuição de comportamentos negativos, como agressividade, alienação e isolamento.

Na terapia do sorriso por intermédio de animais, o contacto com um animal pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular em geral. Também ajuda na libertação de endorfina, hormona que produz um efeito calmante no corpo e que pode auxiliar no alívio de dores, redução de stress e, inclusive, melhorar estados emocionais.

A Terapia Animal e os seus benefícios em casos de stress

Quando estamos perto de um animal, os nossos níveis de cortisol, hormona do stress, baixam. Há uma estimativa que diz que para obtermos este benefício bastam apenas cinco minutos de contacto! O efeito é tão significativo que num estudo realizado entre pessoas que sofrem de stress, estas alegaram sentir-se mais relaxadas ao estarem perto de animais de estimação do que com os seus próprios cônjuges.

Numa outra pesquisa, realizada em ambientes corporativos, foi descoberto que as pessoas que levaram os seus animais para o escritório, tinham níveis mais baixos de stress ao longo do dia, enquanto os níveis dos seus colegas eram altos e/ou aumentavam durante o dia.

Quem pode usufruir da terapia do sorriso por intermédio de animais:

  • pessoas submetidas a quimioterapia
  • residentes de lares ou outras instituições
  • pessoas hospitalizadas
  • pessoas com transtornos de stress pós-traumático
  • crianças em tratamentos físicos ou dentários
  • pessoas que tiveram derrames (AVC)
  • quem necessita de fisioterapia para recuperar habilidades motoras
  • pessoas com distúrbios de saúde mental

Os resultados da Terapia Animal dentro de lares também são significativos

Os idosos que recebem a terapia apresentam melhorias no sono, na alimentação e no humor. Sentem-se menos sozinhos, uma vez que muitos deles acabam por perder o contacto com a família. Graças a este tipo de atividade, todos acabam por construir uma nova família com a companhia de amigos de quatro patas.

Tudo aquilo que nos faz sorrir e contribui para melhorar a nossa qualidade de vida, faz bem. O importante é procuramos alternativas que façam sentido para sermos cada vez mais saudáveis e que estejam ao nosso alcance. E no seu caso, como seria a terapia do sorriso ideal para si? 

O Cartão Dental Premium tem o objetivo de proporcionar cada vez mais sorrisos. Clique aqui para nos conhecer melhor e saber mais sobre os nossos tratamentos e todas as suas vantagens. Poder sorrir com dentes saudáveis é ainda melhor.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *