Consulta de manutenção: o que é e para que serve?

Consulta de manutenção: o que é e para que serve?

Costuma pensar no que acontece depois de colocar implantes dentários e as respetivas coroa ou próteses fixas? A verdade é que o processo de transformação do seu sorriso não acaba nesse momento. A sua saúde oral precisa duma atenção contínua, pelo que, depois da colocação de implantes dentários, deve continuar a fazer consultas de manutenção.

Mas o que é isto das consultas de manutenção? É, precisamente, o que vamos esclarecer, já de seguida!

Depois da colocação de implantes dentários, a consulta de manutenção

O nome é bastante explicativo, por isso é fácil de perceber que a consulta de manutenção consiste numa consulta em que o médico dentista verifica se está tudo bem com os seus implantes dentários e coroas, ou próteses fixas. São tomadas as devidas precauções para garantir que não terá problemas com o seu novo sorriso, com a mastigação ou ainda que não sentirá desconforto com a sua nova dentição.

Assim, a consulta de manutenção assume um papel importante na prevenção de problemas orais que possam surgir, estejam relacionados com os seus implantes dentários e até com outros aspetos da sua saúde oral, porque os nossos profissionais não ignoram o resto da sua boca.

As vantagens de fazer uma consulta de manutenção

Continuar a vir à nossa clínica mais próxima de si tem mais vantagens do que pode imaginar e é por isso que as destacamos, para que perceba a sua importância:

  • Limpeza profissional – mesmo com uma boa higiene oral, há sempre alguns pontos onde só o médico dentista chegará, com as ferramentas que possui na clínica;
  • Antecipar problemas de saúde oral – por vezes, o nosso organismo é subtil nos sinais que nos dá. Mas isso não faz com que os problemas deixem de estar lá. O médico dentista terá mais facilidade em identificar esses problemas de saúde oral, ou outros que se manifestem através da boca, se o procurar regularmente;
  • Aumentar a longevidade das coroas e próteses fixas – numa consulta de manutenção podem ser feitos ajustes que permitem que as suas coroas ou próteses fixas durem mais tempo;
  • Garantia vitalícia – por fim, ao ir às suas consultas de manutenção, terá a certeza de que continua a ter garantia vitalícia nos seus implantes dentários.

Informações úteis sobre as consultas de manutenção

Há alguns aspetos relacionados com a consulta de manutenção que convém que tenha sempre presentes. Para que os compreenda melhor, passamos a explicar cada um deles.

As consultas de manutenção são obrigatórias

A obrigatoriedade das consultas de manutenção está relacionada com a garantia vitalícia dos seus implantes dentários. Se fizer as consultas todas certinhas, podemos responsabilizar-nos pelos seus implantes dentários. Caso contrário, perderá a garantia, porque se não tivermos como verificar o estado dos implantes não temos como agir no sentido de os manter.

Periodicidade das consultas de manutenção

Geralmente, as consultas de manutenção são a cada 6 meses. Em casos excecionais, poderá fazê-las mais espaçada. Mas, para isso, tem de ter uma higiene oral irrepreensível. E, mesmo assim, as consultas continuam a ser indispensáveis.

Marcação das consultas de manutenção

Para que seja mais fácil para si, as datas são definidas diretamente consigo, para garantir que tem disponibilidade para vir até à clínica.

As consultas de manutenção não dispensam uma boa higiene oral

O trabalho principal continua a ser seu. Referimo-nos à sua higiene oral diária, através de:

  • Escovagem dos dentes e/ou próteses fixas;
  • Uso do fio dentário convencional e/ou para próteses fixas;
  • Uso do jato de água, com o qual pode fazer um 2 em 1, se colocar lá o elixir.

Resumindo, a consulta de manutenção é fundamental para que os seus implantes dentários durem muito tempo e para que não tenha problemas de saúde oral. Se precisa dum aliado para cuidar da sua dentição ou de mais esclarecimentos sobre a consulta de manutenção, entre em contacto connosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *