Deixe de fumar e volte a sorrir!

Deixe de fumar e volte a sorrir!

Fumar é uma das principais causas para o desenvolvimento de várias doenças, afetando todo o organismo. No caso da saúde oral engana-se quem pensa que o tabaco apenas provoca manchas nos dentes ou mau hálito.
 
A boca é a porta de entrada do fumo para o nosso organismo, juntamente com as vias respiratórias, o que favorece a acumulação de placa bacteriana e aumenta a probabilidade de sofrer de Doença Periodontal e de cancro oral.
 
Por isso, se é fumador e sofre de problemas dentários está na hora de mudar este cenário!
 
Comece por mudar hábitos!
 
Uma boca saudável é sinónimo de uma higiene oral completa. No caso dos fumadores o reforço de todos os hábitos de escovagem e limpeza deve constituir, assim, uma prioridade.
 
1 – Reforce os hábitos de higiene oral
Preste especial atenção à sua boca: se um não fumador deve escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, um fumador deverá escovar com maior frequência de forma a minimizar a acumulação de resíduos que potenciem a acumulação de placa bacteriana.
 
 
2 – Escove a língua
Os cuidados com a higiene da língua também devem ser reforçados, pois esta é um dos órgãos mais afetados pelo tabaco, podendo sofrer sensibilidade e perda de paladar.
 
 
 
3 – Utilize fio dentário e elixir bucal
A rotina de higiene oral deve ser complementada com a utilização de fio dentário de forma a remover os resíduos que se acumulam entre os dentes. Deve incluir também a utilização de um elixir bucal de forma a eliminar o mau hálito causado pelo tabaco.
 
4 – Visite o dentista
Deverá fazer visitas regulares de forma a avaliar a saúde da boca e evitar o surgimento de Doença Periodontal. O seu médico dentista deverá ter um papel ativo na sua saúde oral, ajudando-o no processo para deixar de fumar.
 
5 – Deixe de fumar
Abandonar os hábitos tabágicos, começando por reduzir a quantidade de cigarros por dia, é o primeiro passo para recuperar a sua saúde oral. Com disciplina e aconselhamento do seu médico dentista, irá deixando gradualmente o vício do tabaco.
 
 
Tome Nota: Praticar bons hábitos de higiene oral melhora a saúde da sua boca, contudo, não significa que seja imune aos malefícios do cigarro, pelo que deixar efetivamente de fumar é a única forma de mitigar os efeitos negativos do tabaco no organismo.
 
 
Vantagens de deixar de fumar:
 
Assim que deixa de fumar melhora automaticamente a pressão sanguínea e o batimento cardíaco. Por conseguinte, ao estabilizar todo o organismo, a saúde oral é diretamente beneficiada.
 
1 – Gengivas Saudáveis
2 – Hálito fresco
3 – Recupera o paladar
4 – Diminui o risco de ter cancro oral
 
 
Atenção: O tabaco prejudica os seus Implantes Dentários!
 
Por outro lado, vários estudos comprovam que deixar de fumar aumenta significativamente a taxa de sucesso de procedimentos de Reabilitação Oral como a colocação de Implantes Dentários.
 
 
Procure ajuda profissional!
 
O tabagismo está frequentemente associado ao agravamento de problemas da gengiva, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da Doença Periodontal, que por sua vez, pode conduzir à perda dentária.
 
Estudos recentes indicam, inclusive, que fumadores regulares correm um maior risco de vir a sofrer de edentulismo (perda dentária).
 
Se este é o seu caso e sofre de problemas dentários potenciados pela utilização de tabaco, não faltam motivos para mudar os seus hábitos antigos e dar início a uma nova vida: sem tabaco e com um novo sorriso!
 
 
Marque já a sua Consulta Avaliação, sem custos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *