Dentes frágeis? Cuidado!

Dentes frágeis? Cuidado!

Quem tem dentes mais frágeis, devido a alguma doença sistémica, uso de medicamentos, ou mesmo por já ter adquirido alguma doença oral como gengivite ou cárie, deve ter ainda mais cuidados – para que os dentes se mantenham sempre saudáveis, evitando que se partam.

Os dentes que já estão enfraquecidos podem partir-se com mais facilidade numa pancada, queda, ou mesmo através da alimentação. Já os alimentos mais duros como as pipocas, pastilhas elásticas ou mesmo as pedras de gelo, podem ser a causa para que dentes saudáveis estejam fraturados.

O que causa o enfraquecimento dos dentes?

As cáries em estágio mais avançado, o esforço mastigatório excessivo, o bruxismo e os dentes que já passaram por tratamentos de canal, apresentam uma resistência reduzida. Contudo, para quem já tem problemas de dentes, até os alimentos moles podem causar estragos.

Sintomas de dentes fraturados?

  • Dor após a mastigação
  • Falha ou racha no dente
  • Inchaço ou inflamação à volta do dente

Caso apresente qualquer sinal de fratura no dente, deve consultar um médico dentista.

Acabou de fraturar um dente?

A primeira coisa a fazer em caso de fratura de um dente é manter a calma e, se o local do dente rachado está a sangrar ou a doer, faça uma compressa com gelo e gaze sobre o local e dirija-se ao dentista imediatamente.

Como recuperar um dente partido?

Existem tratamentos que permitem restaurar ou recuperar o dente partido, mas a técnica que vai ser utilizada só poderá ser definida após avaliação do médico dentista.

  • Quando um dente definitivo se parte por baixo da linha do osso, o mais comum é extrair o dente (com recurso a anestesia), e no seu lugar é colocado um novo dente, através da colocação de implantes dentários.
  • Se o dente definitivo estiver partido acima da linha do osso, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e receber uma coroa, que é a peça que dá ao dente um aspeto natural. Neste caso, o dentista faz o molde do dente e o laboratório confeciona o novo dente para reposição.
  • Se apenas for afetado o esmalte do dente fraturado, o dente poderá ser reconstruído, no consultório no mesmo dia, através da aplicação de materiais que reconstroem a parte partida.

Atenção: Não tente colocar o dente partido por iniciativa própria, pois pode agravar o problema e magoar a gengiva.

Apenas o dentista tem as ferramentas, os materiais e o conhecimento necessários para restaurar o dente partido. Tem algum dente a necessitar de tratamento?

Com o nosso Cartão Dental Premium sorrir é fácil e seguro.

Marque já a sua consulta de avaliação sem custos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *