Precisa retirar os sisos? Saiba como e o que deve fazer!
Retirar os sisos é um procedimento odontológico que chega a assustar algumas pessoas, muito porque existe o mito de que ele é um tratamento dentário que costuma ser traumático para o paciente.
Porém, essa ideia está totalmente errada, já que é possível passar por este momento com tranquilidade e sem maiores temores.
Fazer a retirada desses dentes, inclusive, é uma cirurgia muito tranquila, tanto para o paciente quando para o médico dentista que a realiza, sendo preciso apenas tomar alguns cuidados no pós-operatório.
Para acabar de uma vez por todas com os mitos relacionados a esse procedimento, reunimos neste artigo as principais informações que precisa saber sobre ele e o que deve fazer depois que realizá-lo. Continue a ler o nosso texto e saiba mais sobre como retirar os sisos!
Os dentes sisos
Dos dentes molares, os sisos são os últimos a nascer na nossa arcada dentária, sendo dois na arcada superior e outros dois na inferior, sendo normal surgirem entre os 16 e os 21 anos.
Por nascerem tardiamente, é bastante comum que em algumas pessoas, eles acabem por ter pouco espaço para ocupar na nossa boca, podendo ficar presos logo abaixo na gengiva e serem motivo de incómodos, inchaços e dores, sendo necessário, em alguns casos, retirar os sisos.
Porém, há situações em que esses molares têm de facto espaço para nascer, sem afetar os dentes restantes e não é preciso extraí-los, ou mesmo de pessoas que nascem sem que eles surjam nas suas bocas.
Quando é necessário retirar os sisos?
É necessário retirar os sisos somente quando o seu médico dentista constatar a presença de algum dos fatores contributivos para que a cirurgia de remoção seja requerida, como:
- O aparecimento de infeção que afete o siso ou a parte óssea dele;
- A evidente falta de espaço para que o dente cresça e se desenvolva;
- A realização de colocação de próteses ou procedimentos endodônticos;
- Ser essa uma região difícil de higienizar adequadamente;
- Dificuldades na mordida;
- Desconforto ou desencaixe com os sisos.
Como é feita a retirada dos sisos?
O procedimento de retirar os sisos é simples, seguro e, na grande maioria das vezes, feito em apenas uma só sessão, variando de tempo conforme o posicionamento e a complexidade dos dentes.
Como numa extração dental comum, o paciente recebe uma anestesia local e em seguida o médico dentista expert, com a utilização das ferramentas apropriadas, separará os sisos dos dentes restantes e irá retirá-lo, concluindo a extração do dente.
Após a retirada do dente, o médico dentista realiza suturas com pontos para fechar a região e conter o sangramento, ainda mais em casos onde for preciso fazer cortes na gengiva para fazer a extração.
Cuidados para se tomar após o procedimento
Nos primeiros dias de pós-operatório, é normal começar a sentir dor, sensibilidade ou inchaço.
Logo, após retirar os sisos, para acelerar a cicatrização e reduzir esses sintomas é preciso que o paciente tome algumas providências:
- Que repouse;
- Fazer compressas de gelo na região operada;
- Consumir alimentos gelados, como o gelado, e ricos em proteína, como o ovo e o frango, pois esses nutrientes auxiliam o organismo a cicatrizar a sua gengiva mais rápido.
É muito importante também higienizar a área operada, através da a escovagem dos dentes, com uma escova que seja bem macia, e fazer uso do fio dentário, para que não se acumulem restos de alimentos na área e o paciente venha a sofrer uma infeção, além é claro de utilizar à risca a medicação prescrita pelo médico dentista.
Em caso dos sintomas persistirem ou apresentar febre e sangramento, procure imediatamente o seu médico dentista!
Logo, não é preciso temer se o seu médico dentista disser que vai precisar retirar os sisos. Fique tranquilo, basta seguir às recomendações médicas e as dicas que mostramos neste texto, e claro, não deixe de consultar um profissional para fazer a retirada dos seus sisos.
Se gostou do nosso artigo, partilhe-o com os seus amigos e familiares, além de continuar a acompanhar o nosso blog, para estar sempre bem informado sobre os procedimentos odontológicos mais relevantes para si.