Dor de dentes? Saiba quais os sintomas que indicam que o seu dente está em perigo

Dor de dentes? Saiba quais os sintomas que indicam que o seu dente está em perigo

O nosso corpo transmite-nos diversos sinais. As dores ou desconfortos que sentimos são avisos do organismo para nos mostrar que algo não está bem. Com a saúde oral não é diferente. Prestar atenção aos sinais que a boca, gengivas, ossos e os dentes dão é muito importante e não devemos ignorar, pois as consequências podem apanhar-nos desprevenidos.

Nem sempre uma dor de dentes ou uma inflamação nas gengivas chega a causar perda dentária – mas nos casos em que o paciente não procura ajuda profissional , o problema agrava-se, podendo provocar a queda de um dente.

Estar atento aos sinais é fundamental, mesmo que seja apenas uma simples dor de dentes.

Para ajudá-lo, vamos explicar-lhe quais os sintomas que indicam que os seus dentes podem estar em perigo.

Algo se passa com a sua saúde oral? Não se esqueça que além da dor de dentes existem outros sintomas importantes.

Se sente alguma dor no seu corpo então já existe a indicação de que algo não está “normal”. A dor é uma forma que o corpo tem de transmitir-lhe que algo se passa. Mas existem também outras formas de indicar que o organismo precisa de atenção.

Nestes casos, é comum recorrer a medicamentos e outros recursos para ajudar a aliviar a dor. No entanto, o alívio pode até ser imediato mas a solução para o problema não aparece quando não se identificam as causas.

O mesmo ocorre com a saúde oral.

Se há dor de dentes ou qualquer outro sintoma, é importante estar atento: algo pode estar errado e a sua saúde oral em perigo. Neste caso, uma consulta com um médico dentista é a melhor forma de identificar o problema para depois se dar início ao tratamento necessário.

Para saber se o seu dente está comprometido ou se apenas apresenta problemas que são mais fáceis de tratar, o médico dentista faz uma análise detalhada da sua boca, na qual avalia gengivas, dentes e osso. Para o efeito, também conta com a ajuda de um raio-x para que o diagnóstico seja preciso e possa identificar diferentes tipos de problemas.

Saiba quais as situações mais comuns que causam dor de dentes ou que indicam que os seus dentes estão em perigo:

Dentes com tártaro 

A falta de higiene oral diária, como a escovagem três vezes ao dia e o uso do fio dentário para completar a higienização, pode possibilitar a acumulação de alimentos, por exemplo, e culminar na formação de tártaro. Nestes casos, a higienização ou a destartarização com o médico dentista pode ser o suficiente para recuperar a saúde oral, desde que depois sejam mantidos hábitos de higiene diários.

Dentes partidos ou rachados

Os dentes podem partir-se ou ficar rachados e continuar na boca. Dependendo da área afetada, pode precisar apenas de uma restauração simples para resolver o problema.

No entanto, dependendo da profundidade da área fraturada ou da forma como as partes envolvidas foram afetadas, o dente pode ficar exposto a bactérias perigosas para a saúde de todo o organismo.

Por isso, o ideal é consultar um médico dentista o quanto antes para entender qual a gravidade do problema e saber quais os tratamentos recomendados.

Gengivas inflamadas

Não são apenas os problemas nos dentes que podem evoluir para uma doença mais grave. A gengiva inflamada ou um cenário de periodontite, por exemplo, podem conduzir a uma infecção mais séria: as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e afetar qualquer parte do corpo, incluíndo o cérebro e o coração.

Então, tome nota: o médico dentista é o profissional indicado para ajudar a prevenir este tipo de situações!

Dentes com perda óssea

Neste caso, o suporte dos dentes é afetado, pois não há estrutura óssea na boca suficiente para suportar o dente. Por isso, os dentes são impedidos de se manterem firmes durante a mastigação, por exemplo.

Cárie que evoluiu para outros problemas

A cárie agravada atinge as raízes e impossibilita que sejam utilizadas para servir como apoio de uma coroa (dente). Se a raiz do dente fica comprometida, o dente certamente estará em perigo. Se tem uma cárie que precisa de cuidados, marque uma consulta com o seu médico dentista para saber qual a gravidade da situação e depois fazer o tratamento adequado.

É importante lembrar que: todos os procedimentos dentários são realizados sob anestesia, de forma a que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto e possa cuidar do seu sorriso sem receios.

Se depois da consulta com o médico dentista o diagnóstico for a extração do dente que está comprometido, não desespere! Podemos ajudá-lo!

Preciso de extrair um dente. E agora?

Caso tenha recebido o diagnóstico de que o seu dente não tem condições de ser mantido, ou mesmo se já perdeu algum dente em virtude de uma fraca saúde oral, não sofra por antecipação.

Existe um cartão que, mesmo não sendo um seguro saúde, trata dos seus dentes e ainda permite poupar em tratamentos. Isto porque estão incluídos num único pagamento mensal vários serviços dentários que permitem solucionar o seu problema.

Ficou curioso?

O Cartão Dental Premium oferece também a possibilidade de ajustar o valor da mensalidade de acordo com o seu orçamento, para que possa pagar de forma faseada e sem juros.

Para proporcionar mais qualidade de vida, saúde oral e um sorriso de sonho, o cartão oferece mais de 75 tratamentos dentários, nos quais se incluem: implantes com coroa, branqueamentos dentários, higienizações, raio-x completo, destartarizações, tratamentos de cáries e de canal, entre muitos outros.

Além disso, com o Cartão Dental Premium é possível ser atendido por médicos dentistas experts em Implantologia Dentária que, através de um atendimento personalizado, recorrem a material e equipamentos modernos para realizar um tratamento seguro e completo. Desta forma, terá a garantia de que a sua saúde oral está em boas mãos.

Informamos que as nossas clínicas estão localizadas de norte a sul do país com o intuito de facilitar ainda mais o seu acesso a tratamentos dentários de referência.

Por isso, se tem dor de dentes e ainda não sabe qual o motivo que está por detrás ou se o diagnóstico recebido indica que o seu dente está em risco de ser extraído, saiba que existe solução.

Não deixe que os problemas com a sua saúde oral afetem todo o seu organismo.

Peça mais informações sobre o Cartão Dental Premium ou marque já uma consulta de avaliação oral sem custos.

Lembre-se: cada caso é único e tem uma solução. Confie no CDP para tratar a sua dor de dentes, recupere a saúde oral e consiga o sorriso de sonho com que sempre sonhou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *