Estes alimentos podem partir os seus dentes!

Estes alimentos podem partir os seus dentes!

Sabia que os dentes são a parte mais dura do corpo humano? Na verdade, é o esmalte do dente que o torna tão duro e resistente.

Mas, mesmo assim, se não adoptarmos alguns cuidados os dentes podem partir-se devido a maus hábitos como abrir garrafas, embalagens e outros objetos com os dentes, morder um lápis ou tampas de canetas ou mesmo através do consumo de alimentos muito duros, que podem causar fracturas dentárias.

Quer saber quais são os alimentos ‘maus da fita’?

Para quem já tem problemas dentários ou dentes mais sensíveis, até os alimentos moles podem fracturar os dentes. Restaurações, tratamentos de canal ou mesmo dentes estragados sem tratamento, podem sofrer com a ingestão de qualquer tipo de alimento.

Pastilhas Elásticas: evite trincar pastilhas – deixe que estas “derretam” na sua boca. Ao mordê-las, pode partir o seu dente. Além disso, o açúcar, por si só, já é bastante prejudicial.

Gelo: quem é que nunca mordeu uma pedra de gelo numa bebida? Saiba que esta atitude pode causar fracturas dentárias. Além disso, o gelado também pode partir o esmalte dos dentes – evite morder o gelo e proteja o seu sorriso.

Osso: um simples pedaço de osso pode causar a fractura de um dente. Esteja atento durante a refeição e mastigue lentamente os alimentos. A sua digestão também agradece.

Pipocas – doces ou salgadas, são um óptimo snack. No entanto, são um dos alimentos vilões da saúde oral. O milho que não rebenta pode facilmente partir os seus dentes enquanto vê uma boa comédia e, esta tornar-se um verdadeiro filme de terror. 

Dica Extra:

Se sentir sensibilidade dentária, dor, ou qualquer desconforto na hora de comer, pode ser sinal de que está com alguma parte do dente exposta devido a uma fratura. Alimentos doces e salgados, ácidos ou gelados podem expor os sintomas. Ao observar alguma situação ou sensação estranha com os seus dentes, procure o seu médico dentista de confiança antes que o problema se agrave e comprometa a sua saúde oral.

Marque uma avaliação oral sem custos e saiba em que estado se encontra a sua saúde oral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *