Etapas do ciclo de vida dos dentes: cada uma é importante.

Etapas do ciclo de vida dos dentes: cada uma é importante.

Nascemos sem dentes, sim senhor. Mas não precisamos (nem devemos) envelhecer desdentados ou com dentes em falta. Vamos conhecer as diferentes etapas do ciclo de vida dos dentes e a importância de cada uma, com o objetivo de chegarmos à terceira idade com a saúde oral preservada, bem cuidada, ou reabilitada. O importante é podermos contar com os nossos dentes para termos qualidade de vida e garantir a alimentação, a fala e até mesmo a respiração, além de preservar a estética.

Nota: uma boa saúde oral começa a ser construída desde cedo, ainda mesmo na barriga da mãe, com cuidados na alimentação e na higiene oral, bons hábitos e métodos de prevenção que devem ser mantidos durante o resto das nossas vidas.

 

Etapas do ciclo de vida dos dentes

Podemos dividir o ciclo de vida dos dentes em 3 etapas:

Primeira dentição:

Trata-se da dentição que surge por volta dos primeiros meses de vida do bebé. A erupção dos primeiros dentes que a criança vai ter para auxiliar na sua alimentação começa a acontecer por volta dos 6 meses de idade. Primeiro, nascem os incisivos centrais. Na sequência, os incisivos laterais, os pré-molares, seguidos pelos caninos e pelos molares. São denominados de dentes de leite e a erupção destes fica completa por volta dos 2 anos e meio de vida da criança.

O nome técnico para estes primeiros dentes é dente decíduo, pois eventualmente irão cair. A primeira dentição apresenta aproximadamente 20 dentes, sendo 10 em cada arcada.  

etapas_do_ciclo_de_vida_dos_dentes

Como acontece a substituição dos dentes decíduos: os dentes de leite normalmente caem na mesma ordem em que apareceram. Isto quer dizer que os dentes da frente têm grande tendência a serem os primeiros, sendo seguidos pelos dois próximos de cada lado, e assim por diante.

A idade em que estes destes vão cair é entre os 6 e os 12 anos de idade, quando vão dar lugar aos dentes permanentes.

Atenção à orientação que o deve acompanhar em todas as etapas do ciclo de vida dos dentes:

Muitos adultos não cuidam da saúde oral dos pequenos por acharem que não é necessário escovar os dentes, ou mesmo visitar o dentista, pois os dentes cairão. Isto é um grande equívoco: os cuidados com os dentes devem acontecer desde a primeira dentição, de forma a manter a saúde oral sempre em dia, evitando cáries e preservando a boa estrutura da boca. Além dos cuidados com a higiene oral das crianças, deve-se ter em atenção os alimentos que estas consomem, evitando-se os doces.

O bebé não terá alterações nos dentes até os 6 anos, altura em que os dentes de leite começam a cair e a nascer os dentes definitivos – por isso a importância de cuidar bem dos dentes de leite.

Seguem-se as próximas etapas do ciclo de vida dos dentes:

Dentição permanente:

O dente permanente já nasce do tamanho que será pelo resto da vida e a sua formação depende dos dentes de leite. Por isso, tirar à força os dentes que amolecem não é recomendado: é ideal que eles caiam naturalmente. Após o período em que ocorre a queda dos dentes de leite e que começa a substituição destes pelos permanentes, o novo dente costuma nascer no período de 3 meses.  Ao notar alguma situação estranha, o adulto deve procurar orientação do médico dentista ou do pediatra para fazer o acompanhamento e realizar os exames que são necessários. É importante ressaltar que a dentição permanente deve acompanhar o indivíduo por toda a vida – é para isso que são projetados. 

Essa troca de dentição começa a ocorrer por volta dos 5-6 anos de idade, quando os dentes de leite dão lugar aos dentes permanentes. Esse período de troca dura até os 12 anos, aproximadamente.

etapas_do_ciclo_de_vida_dos_dentes

Quais são e quantos são os dentes permanentes?

Um adulto costuma ter 32 dentes permanentes: um par de cada um dos incisivos centrais, superiores e inferiores, incisivos laterais, caninos, primeiros pré-molares, segundos pré-molares, primeiros molares, segundos molares e terceiros molares (dentes do siso).  No entanto, os dentes do siso variam no seu aparecimento, pois nem todas as pessoas têm os quatro e algumas não têm nenhum.

Os pré-molares e sisos fazem parte do grupo dos dentes permanentes e durante a troca da dentição de leite pela permanente, esta etapa denomina-se de dentição mista.

Da mesma forma que indicamos os cuidados com os dentes de leite, os permanentes precisam de cuidados e de atenção periódica a fim de mantê-los saudáveis e para que possam exercer a sua função a 100%. Por isso, os cuidados com a alimentação, com a higiene oral e as visitas ao dentista de tempos em tempos são indispensáveis e essenciais para que a saúde oral esteja sempre saudável em todas as etapas do ciclo de vida dos dentes.

Os dentes refletem muito o nosso estilo de vida. Claro que temos uma série de motivos que causam perda dentária, como fatores externos (cigarro, doenças, genética, entre outros) que contribuem para alguns problemas de saúde oral, mas de maneira geral, as boas práticas têm fundamental importância e resultam bem na questão da qualidade da dentição dos adultos.

Após conhecermos as duas primeiras etapas do ciclo de vida dos dentes, vamos à terceira.

A terceira etapa do ciclo, como o nome já diz, é nomeada de terceira dentição.

É assim chamada pois existe para substituir os dentes permanentes perdidos em decorrência de fatores externos, como doenças e acidentes, como também para substituir os dentes perdidos devido a hábitos insuficientes de higiene oral e a doenças que afectam a boca e que não são tratadas a tempo, conduzindo à perda dentária.

etapas_do_ciclo_de_vida_dos_dentess

Por conseguinte, os recursos para substituir os dentes em falta existem e são bastante utilizados, visto que grande parte da população mundial já teve, ou terá, dentes em falta. Estes dentes que já estão comprometidos ou já caíram necessitam de ser substituídos para garantir que o indivíduo possa continuar a alimentar-se corretamente, sem dores, conseguindo triturar os alimentos corretamente, e para que possa falar sem mobilidade dentária e sorrir sem esconder a boca, de forma a não mostrar os dentes em falta.

Saiba como garantir dentes perfeitos nas diferentes etapas do ciclo de vida dos dentes:

Os recursos disponíveis para garantir dentes perfeitos nas etapas do ciclo de vida dos dentes são variadas.

A medicina dentária dispõe de técnicas e materiais modernos que permitem a manutenção da dentição de forma a garantir que esteja sempre saudável. Nos casos em que ocorre perda dentária, também estão disponíveis no mercado tratamentos como as próteses removíveis, ou as modernas e seguras próteses fixas, que através dos implantes dentários permitem substituir os dentes em falta.

Existem, assim, tratamentos que garantem que a dentição fique sempre bem cuidada, permitindo que o paciente possa alimentar-se, sorrir, beijar e falar sem esconder o sorriso e sem sentir dores, eliminando as inflamações que causam dor e mau hálito e, o mais importante: devolvendo ao paciente a qualidade de vida e a estética que estão comprometidas pela falta de dentes.

Precisa de conhecer os modernos e seguros implantes dentários.

Se tem dúvidas sobre como anda a sua saúde oral e necessita de orientação especializada, convidamo-lo a conhecer a nossa clínica e equipa expert em Implantologia. Aqui tem direito a uma avaliação oral sem custos que lhe permite receber um diagnóstico profissional, e a um plano de tratamento para reabilitar o sorriso com implantes dentários.

Para todas as etapas do ciclo de vida dos dentes, a recomendação é a mesma.

etapas_do_ciclo_de_vida_dos_dentes

Cuidados, prevenção, bons hábitos de alimentação e higiene oral, hidratação e visitas periódicas ao dentista. Em caso de dúvidas, reforçamos ainda que o seu médico dentista de confiança é o profissional que vai orientá-lo a cuidar da saúde oral em todas as etapas do ciclo de vida dos dentes: durante a infância, adolescência, idade adulta ou terceira idade.

Não perde nada em conhecer-nos e em começar a cuidar da sua dentição – pelo contrário, a sua saúde oral só tem a ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *