O passo a passo de uma limpeza oral no consultório

O passo a passo de uma limpeza oral no consultório

 

A limpeza oral é um dos procedimentos dentários mais comuns, recorrentes e importantes para aqueles que planeiam ter uma boa Saúde Oral e estar livres de doenças e problemas orais.

Ao contrário da higienização oral feita pelos pacientes diariamente, a limpeza oral feita pelo médico dentista, ou profilaxia dentária, é um processo que utiliza instrumentos mais específicos. Apesar de simples, como qualquer procedimento dentário, é preciso que o paciente tome alguns cuidados e siga algumas recomendações para que o tratamento possa ser bem-sucedido.

Continue a ler este artigo, pois explicaremos como é o passo a passo de uma limpeza oral, as ferramentas utilizadas pelo médico dentista, os cuidados e as recomendações que se deve ter após o procedimento.

Ferramentas utilizadas numa limpeza oral

Para que o procedimento de limpeza dentária seja bem-sucedido, o médico dentista dispõe de alguns instrumentos que garantem que o seu sorriso fique limpo, preservado e saudável durante a limpeza.

 

Revelador de placa

Utilizado durante a limpeza oral, com um enxague com água, o revelador de placa não é mais do que um corante vegetal que auxilia o médico dentista a visualizar as áreas orais afetadas pela placa bacteriana não removida, para que ela não se venha a transformar numa doença, como a gengivite ou cáries.

 

Escova de Robinson

Depois de se retirar toda a placa bacteriana e o tártaro, o médico dentista realiza uma escovagem profissional aos dentes do paciente com uma Escova de Robinson e uma pasta de dentes específica.

Esta escova elétrica é mais potente e abrasiva que a escova de dentes normal, e é manipulada apenas por profissionais da área da Medicina Dentária.

 

Jato de bicarbonato

Para lavar os seus dentes durante o procedimento de limpeza oral, o médico dentista realiza disparos de água pressurizada e bicarbonato de sódio, em alta velocidade, para facilitar a limpeza oral e remover a placa bacteriana mais profunda, de modo a impedir a ocorrência de inflamações gengivais.

 

Fio dentário

O fio dentário é mais uma opção de que o médico dentista dispõe para realizar a limpeza oral das áreas dentárias de difícil acesso na boca do paciente.

 

Ultrassom

Durante a primeira etapa da limpeza oral, o médico dentista faz uso do ultrassom para fazer a remoção de todo o tártaro, que é mais resistente e duro, e da placa bacteriana acumulada nos dentes.

 

Como este procedimento é realizado: passo a passo

  1. Inicialmente, a primeira etapa de limpeza oral é feita por um médico dentista com uma Escova de Robinson, uma pasta profilática e jatos de bicarbonato, visando prevenir doenças periodontais e cáries;
  2. De seguida, é feita a aplicação de flúor ou dá-se início a um tratamento de branqueamento;
  3. Caso seja necessário, será feita uma raspagem periodontal por um médico dentista expert. Porém, esta etapa apenas se aplica a pacientes que já sofram de alguma doença periodontal. 

 

Cuidados e recomendações após a limpeza oral

Para que possa ter a sua saúde oral em dia, é indicado realizar uma limpeza oral a cada seis meses, ou pelo menos uma vez por ano. Porém, apenas o médico dentista poderá afirmar com certeza de quanto em quanto tempo precisará de realizar a limpeza oral.

Mas não basta realizar procedimentos de limpeza oral no médico dentista se não for cuidadoso e mantiver bons hábitos de higiene oral. Portanto, não deixe de fazer a escovagem dos dentes, pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, e de usar o fio dentário, para manter a sua boca sempre livre de problemas.

Após a limpeza oral, é recomendado que se fique pelo menos uma hora sem comer ou beber, para garantir que o flúor aplicado na limpeza oral age e faz o efeito esperado.

Assim sendo, faça regularmente uma limpeza oral para que a sua Saúde Oral permaneça sempre em dia e siga as recomendações e cuidados que mencionamos neste texto. Dessa forma é certo que o procedimento será um sucesso.

Deseja ou procura fazer uma limpeza oral, mas não sabe a quem recorrer? Com o Cartão Dental Premium poderá realizar e agendar as suas limpezas orais periódicas, assim como mais de 75 outros tratamentos disponíveis. Aceda ao site e conheça todos os benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *