O que é o tártaro nos dentes?

O que é o tártaro nos dentes?

o que é tártaro

Consequência de uma má higiene oral, ou ainda, da falta dela, o tártaro é formado através da acumulação de placa bacteriana na superfície dentária que, quando não removida totalmente, fica no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.

Dentro dos problemas dentários, o tártaro costuma ser subvalorizado e muitas vezes ignorado. Para quem não sabe, a acumulação de restos de comidas, sais minerais e de agentes bacterianos que aderem à superfície dos dentes pode causar inflamação e irritação da mucosa, que, por sua vez, pode transformar a boca num ambiente propício a doenças como halitose, cárie, gengivite e periodontite. Em alguns casos pode até significar perda dentária.

Tipos de Tártaro

Existem dois tipos de tártaro: o supragengival ou salivar e o subgengival.

Supragengival ou salivar

O tártaro fixa-se acima da borda da gengiva, sendo facilmente observado em exames visuais. Com uma coloração esbranquiçada ou amarelada, instala-se em pouco tempo nas superfícies dos dentes próximos às glândulas salivares.

Subgengival

O tártaro subgengival pode ocorrer abaixo da margem da gengiva, invadindo o sulco junto à raiz do dente. Em algumas situações pode ser visto por meio da transparência dos tecidos da gengiva, que adquirem um tom escuro. De consistência mais firme e com uma coloração mais escura ou esverdeada, este tipo de tártaro adere-se de forma intensa à superfície dos dentes.

Como o tártaro se forma nos dentes?

Quando a placa bacteriana não é removida regularmente e de maneira completa, mistura-se com os minerais da saliva, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro ou cálculo dental.

Como remover o tártaro dos dentes?

Enquanto a placa bacteriana pode ser removida através da escovagem e do uso do fio dentário em casa, o cálculo dental somente pode ser removido por um profissional no consultório do médico dentista. O seu dentista usará instrumentos afiados para raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva, suavizando a superfície dentária para ajudar a prevenir a adesão da placa bacteriana e a formação de mais tártaro.

paciente tratando tártaro no médico dentista

Por que é importante prevenir o tártaro e o cálculo dental?

A superfície do tártaro é resistente, dificultando a remoção da placa bacteriana com uma escova de dente. O tártaro é desagradável – pode ser amarelo ou mesmo castanho, devido à acumulação de manchas. Além disso, por atrair a placa bacteriana e dificultar a limpeza em casa, pode contribuir para a deterioração dos dentes e para o mau hálito, além de outras complicações, como:

Gengivite

Dependendo da quantidade de placa acumulada nos seus dentes, pode facilmente alcançar a gengiva e causar uma inflamação na região, resultando em gengivite. 

Periondontite

As doenças periodontais são a evolução da gengivite, sendo um problema ainda mais grave e que se não for tratado, pode levar à perda do dente. Isso acontece principalmente em casos em que a gengivite não recebe o devido tratamento ou quando a higiene oral é feita de maneira muito ineficiente, abrindo espaço para que este tipo de problema se manifeste. 

Como prevenir o tártaro nos dentes?

Prevenção é sempre o melhor remédio e, por isso, preparamos uma lista com dicas para o seu sorriso ficar longe deste inimigo amarelado!

1) Faça uma boa higiene oral todos os dias, principalmente após as refeições e antes de dormir. Com um simples hábito e que não lhe tira muito tempo, consegue prevenir o tártaro e outras doenças bucais, como a cárie.
2) Use o fio dentário. Por mais que muita gente ignore esta etapa, ela é fundamental no processo de limpeza dos dentes, pois através do fio dentário é capaz de alcançar espaços a que a escova não chega. Isso ajuda a evitar a formação e o endurecimento da placa bacteriana entre os dentes.
3) Uma dieta equilibrada é tudo! Prefira alimentos mais saudáveis para que o organismo tenha um bom funcionamento e se mantenha longe de problemas. Também vale destacar que o ideal é evitar alimentos ricos em açúcar ou carboidratos, já que esse tipo de comida favorece e muito a produção de placa bacteriana na região bucal.
4) Não deixe de visitar o seu médico dentista! É imprescindível que o paciente tenha o acompanhamento de um profissional, pois é ele quem vai cuidar da saúde dos seus dentes e fazer uma boa limpeza, mantendo o seu sorriso a salvo do tártaro.

Utilize o Cartão Dental Premium e tenha em mãos mais de 70 tratamentos dentários.

Saiba mais sobre o Cartão Dental Premium, o cartão que lhe traz saúde e sorrisos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *