Quais os sintomas que indicam que o seu dente está em perigo?

Quais os sintomas que indicam que o seu dente está em perigo?

Alguns sintomas podem indicar a presença de doenças orais e, por isso, uma avaliação médica é o primeiro passo para o diagnóstico.

Nem sempre uma dor de dentes ou mesmo uma inflamação nas gengivas chega a causar perda dentária – mas nos casos em que o paciente não procura ajuda profissional e descuida a sua saúde oral, o problema agrava-se, podendo provocar a queda de um dente.

Para saber se o seu dente está comprometido ou se apenas apresenta problemas que são mais fáceis de tratar, o médico dentista faz uma análise minuciosa da sua boca, avaliando gengivas, dentes e osso. Para o efeito, também conta com a ajuda de um raio-x para que o diagnóstico seja preciso e possa identificar diferentes tipos de problemas:

  • Dentes com problemas simples. Nestes casos, uma higienização, destartarização ou mesmo uma restauração simples ja são suficientes para recuperar a saúde oral;
  • Dentes com perda óssea que afetam o suporte dos mesmos o que impede que se mantenham firmes durante a mastigação;
  • Dentes em que a cárie ja está tão agravada que atingiu as raízes impossibilitando-as de ser utilizadas para servir como apoio de uma coroa (dente);
  • Dentes com restaurações extensas que dificultam o tratamento.

Neste sentido, é importante relembrar que apenas o médico dentista consegue identificar quando um dente está em perigo. Dentes com cáries, e que ficam com manchas escuras, muitas vezes têm um bom suporte e ainda podem ser tratados.

Preciso mesmo remover um dente. E agora?

Caso tenha recebido o diagnóstico de que o seu dente não possui condições de ser mantido, ou mesmo se já perdeu algum dente, o seu dentista apresentará as melhores opções para a sua substituição, entre as quais:

  • implantes dentários – fixos, seguros, confortáveis e com aspeto semelhante aos dentes naturais.
  • prótese removível – deve ser retirada diariamente para higienização, impedindo assim que o paciente se sinta totalmente seguro para se alimentar e falar.

É importante reforçar que todos os procedimentos dentários são realizados sob anestesia de forma a que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto, e possa cuidar do seu sorriso sem receios.

Recordamos que cada caso é único e tem sempre solução. Confie no seu dentista!

Marque uma avaliação oral sem custos e saiba em que estado se encontra a sua saúde oral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *