Raio-X Dentário: saiba quais os tipos e os seus benefícios!

Raio-X Dentário: saiba quais os tipos e os seus benefícios!

raio-dentário

Já parou para pensar como seria difícil desenvolver tratamentos para doenças orais sem o recurso ao raio-X dentário para as diagnosticar? 

Certamente, as contribuições da radiografia para os tratamentos dentários são inestimáveis, principalmente para que a nossa saúde oral não seja posta em causa e para que a Medicina Dentária possa continuar a avançar, em termos de progresso e na melhoria dos cuidados com a saúde dos pacientes.

Também é importante para que o médico dentista possa apurar quais são as características ósseas de cada paciente, a posição das raízes dentárias e dos dentes. Em geral, o raio-X apresenta vários benefícios e os seus mais diferentes tipos facilitam, e muito, a vida dos profissionais que trabalham na área da Saúde.

Se deseja saber mais sobre o raio-X dentário, os seus tipos existentes e os benefícios que eles oferecem, chegou o dia de tirar as suas dúvidas! Leia com atenção este nosso artigo, que trata justamente desses temas, e aprenda mais sobre este importante exame auxiliar.

 

O que é o raio-X dentário?

Essencial para a realização de qualquer tratamento dentário, o raio-X dentário é um exame de imagem que usa radiações eletromagnéticas, semelhantes à luz, para que possam ser analisados os tecidos e os elementos orais mais densos, como os dentes e os ossos, porque são capazes de absorver os raios-X.

Fundamentais para o médico dentista diagnosticar tratamentos e identificar doenças orais, existem diferentes categorias e tipos de raio-X, como vamos ver a seguir.

 

Tipos de raio-X 

Há duas categorias de raio-X dentário: intraoral e extraoral.

O que os diferencia é que os intraorais são realizados no interior da boca, enquanto os extraorais, como o próprio nome diz, são feitos por fora da boca do paciente.

As radiografias mais comuns na Medicina Dentária são as intraorais, porque são capazes de mostrar muito mais detalhes dos ossos, dentes e tecidos da boca.

raio-x-dentário

 

Conheça os tipos de radiografia mais comuns de cada uma destas duas categorias.

 

Radiografia intraoral

Interproximal 

O objetivo deste procedimento é revelar ao médico dentista o formato e o estado da mordida do paciente (como a arcada dentária se fecha) e é determinante para que se perceba a presença de cáries entre os dentes.

 

Periapical 

Este tipo de radiografia é muito importante porque permite que, posteriormente, o médico dentista possa vir a ter uma visão clara do dente do paciente por inteiro, da coroa até toda a parte óssea, onde o dente se fixa.

 

Oclusal 

é o típico raio-X dentário que possibilita ao médico dentista que ele tenha uma perceção clara do estado da boca do paciente. Além disso, este procedimento é de suma importância para que o desenvolvimento dentário possa ser acompanhado durante a infância.

 

Radiografia extraoral

Panorâmica ou ortopantomografia

Possibilita uma visão ampla do “ambiente oral”, como a articulação mandibular, os dentes e a zona do orifício nasal. Este tipo de radiografia pode ser requisitado para a realização de procedimentos dentários ou Implantes Dentários.

 

Tomografia computorizada

Neste procedimento, é possível ter uma visão tridimensional (em 3D) da arcada dentária, sendo a mais indicada para tratamentos endodônticos, já que através dela é viável avaliar a espessura e altura óssea, localizar dentes partidos ou lesões ósseas, entre outras coisas.

 

Qual os benefícios do exame Radiográfico na Medicina Dentária?

Agora que já conhece os tipos mais comuns de raio-X dentários, está na hora de apresentar os benefícios que a Radiografia oferece, evidenciando a importância desse procedimento para a Medicina Dentária e para garantir a saúde oral dos pacientes. São eles:

  • Prevenir uma série de doenças orais, como as periodontais;
  • Cuidar da saúde das raízes dos dentes e da parte óssea;
  • Identificar a presença de cáries;
  • Acompanhar o desenvolvimento dentário durante a infância. 

Como pôde perceber, o raio-X dentário é fundamental para a prevenção e o diagnóstico de possíveis problemas de saúde oral que as pessoas possam vir a ter, antes que piorem e se tornem um problema. Por isso, trata-se de um procedimento chave para a Medicina Dentária e a atuação dos médicos dentistas.

O tema que tratamos neste artigo foi relevante para si? Então, partilhe-o com amigos e familiares e continue a acompanhar o nosso blog, pois traremos mais assuntos da área da Medicina Dentária igualmente relevantes para si. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *