Saiba quais são os alimentos que podem partir os dentes

Saiba quais são os alimentos que podem partir os dentes

Sabia que os dentes são considerados a parte mais dura do nosso corpo? Na verdade, é o esmalte dos dentes o responsável por lhe dar essa resistência. E sabia que, mesmo com tanta firmeza, há alguns alimentos que podem partir os dentes?

Pois é!

O esmalte dos dentes é um tecido externo e cheio de minerais, o que os torna tão resistentes e lhe dá o estatuto de parte mais dura do corpo humano. O esmalte é composto por um material inorgânico muito forte, feito de cálcio e fósforo, estudado, inclusive, para melhorar a estrutura de aviões e automóveis. E são precisamente estes materiais inorgânicos que conferem ao esmalte dos dentes esta grande resistência e fazem deles mais forte do que os nossos ossos.

Curioso, não?! 

Mesmo sendo tão fortes, os dentes serão danificados ao longo da nossa vida e você pode estar a questionar-se sobre o motivo.

Vou contar!

Ainda que resistentes, os dentes não são indestrutíveis, principalmente pelo facto de estarem expostos a muitas substâncias diferentes. Além disso, a nossa boca tem bactérias, que por sua vez produzem ácidos a partir do açúcar metabolizado de tudo o que comemos. E são estes ácidos que os prejudicam, pois “retiram” o mineral do esmalte. É assim que surge a cárie dentária, por exemplo, e a erosão ácida, que nada mais é do que a perda do esmalte dos dentes. 

Mas, mesmo sendo os dentes tão resistentes, eles ficam fragilizados e podem ser bastante afetados em virtude de alguns (maus) hábitos diários, como a falta de higiene oral diária; o hábito de abrir garrafas, embalagens e objetos com os dentes; morder o lápis ou tampas de canetas; e até a alimentação: a escolha de alguns alimentos e a mastigação de alimentos muito duros, que podem causar as fraturas dentárias.

Então, fique a saber quais são os alimentos que podem partir os dentes e previna-se para não ser surpreendido!

Para quem já tem problemas dentários ou dentes fragilizados, até os alimentos moles podem lascar ou fraturar os dentes. Restaurações, tratamentos de canal ou dentes doentes sem tratamento podem sofrer com a ingestão de qualquer tipo de alimento.

E, além dos alimentos, é preciso prestar-se bastante atenção à higiene oral. Pelo menos três vezes ao dia, a limpeza correta depende de acessórios “amigos”. Por isso, além do uso do fio dentário, tenha uma escova de dentes adequada. Evite escovas muito duras, que podem desgastar o esmalte e danificar a gengiva, se usadas com muita força.

Sente os dentes mais sensíveis, tem dor, ou qualquer desconforto quando come?

Atenção! Pode ser um sinal de que está com alguma parte do dente exposta por causa de uma fissura ou fratura. Alimentos doces e salgados, ácidos ou gelados podem expor os sintomas.

Ao observar alguma situação ou sensação estranha nos seus dentes, procure o seu médico dentista de confiança antes que o problema se agrave e comprometa a sua saúde oral.

Caso precise de um profissional ou de opções que tratem a sensibilidade dos seus dentes ou outras questões que também precisem de ser vistas, conheça o Cartão Dental Premium e descubra tudo o que ele pode fazer por si e pela sua saúde oral.

Agende agora uma consulta de avaliação sem custos.

Evite alimentos que possam partir os dentes e escolha a solução que os deixe saudáveis, bonitos e seguros.

Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *