Tudo sobre o melhor e mais seguro branqueamento dentário

Tudo sobre o melhor e mais seguro branqueamento dentário

Quando se fala de branqueamento dentário, ocorrem-nos sempre uma série de verdades, mitos, dúvidas e sugestões de tratamentos, alguns que chegam a prometer milagres. Experimente dizer num grupo de amigos que pretende branquear os seus dentes e vai ver como lhe sugere logo uma enxurrada de métodos que deram certo e outros que nem tanto!

Muitas pessoas já testaram produtos e métodos na tentativa de branquear os seus dentes. Mas este é, muitas vezes, um “jogo” de sorte, porque se recorre a alternativas duvidosas e pouco seguras. Veja alguns dos métodos mais bizarros para se fazer branqueamento dentário a que as pessoas se submetem, por falta de informação. A nossa sugestão é que fique longe deles e realize branqueamento dentário apenas com métodos comprovados e seguros para a sua saúde oral.

Para sua segurança, vamos indicamos o melhor método de branqueamento dentário.

Falamos em segurança porque o branqueamento dentário feito com métodos não profissionais, com produtos indicados para outras finalidades, pode causar consequências desastrosas no seu sorriso, além de não alcançar o efeito desejado com o tratamento. Algumas dessas consequências são a sensibilidade dentária, o desgaste do esmalte dos dentes, as queimaduras e as inflamações.

 

Conheça os métodos de branqueamento dentário caseiros que deve evitar, devido aos perigos que apresentam para a sua saúde!

Muitos pacientes chegam às nossas clínicas com problemas dentários originados pela falta de cuidados com a saúde oral, mas também por causa de procedimentos que fazem por sugestões de amigos, com produtos de origem duvidosa ou que não são adequados para a finalidade pretendida.

 

Para começar, deve evitar o branqueamento dentário com os seguintes métodos:

 

– Branquear os dentes com carvão

Ultimamente, vemos circular na internet métodos “simples”, “caseiros” e “baratos” como o uso do carvão. Fuja desta técnica porque a verdade é que as pastas à base de carvão conseguem branquear os dentes, mas às custas do desgaste do esmalte. E isso será prejudicial para a sua saúde oral, porque poderá vir a ter sensibilidade dentária!

 

– Utilizar alimentos ácidos

Outra técnica comum e algo difundida consiste em friccionar alimentos ácidos nos dentes, para remover as manchas. Talvez já tenha ouvido falar de pessoas que esfregão limões, limas e até cascas de banana, para ficarem com os dentes brancos, mas é pura ilusão.

Além de este método não fazer com que os dentes fiquem mais brancos e as manchas sejam removidas, este procedimento danifica seriamente os seus dentes, pois a acidez das frutas faz com que o esmalte dos dentes se desgaste, podendo até fazer com que os dentes fiquem mais amarelos! 

 

– Bicarbonato de sódio

Esfregar bicarbonato de sódio pode tirar manchas na parte externa dos dentes pelo método da abrasão do esmalte dentário, mas não tem o poder de branquear os dentes. Isto porque o bicarbonato de sódio não contém peróxidos (derivados da água oxigenada própria para o branqueamento dentário), que são as únicas substâncias capazes de oxidar a estrutura dentária, fazendo com que esta fique mais branca.

 

– Água oxigenada

Ao contrário do que se divulga na internet, o uso de água oxigenada para conseguir alcançar o branqueamento dentário é um perigo, porque tem muitos riscos associados. Além dos pontos mencionados abaixo, o uso da água oxigenada pode resultar em dentes ainda mais manchados e de aparência desagradável. 

O uso deste produto deve limitar-se a limpar feridas e inflamações, mas jamais para obter dentes mais brancos, porque este produto causa alterações significativas no pH da boca. Pode aumentar a sua acidez, causar lesões, agravar inflamações nas mucosas, provocar queimaduras, sensibilidade dentária e também contribui para a desmineralização dentária. Já viu a quantidade de riscos que se corre ao optar por medidas caseiras para se ter dentes mais brancos?

Fique atento aos perigos do branqueamento dentário caseiro

Geralmente, as receitas milagrosas estão associadas a riscos desnecessários, em qualquer área. Especialmente quando se trata da sua saúde oral e aparência estética, aconselhamo-lo a optar sempre por tratamentos realizados por profissionais em clínicas de confiança, para que possa ser observado e orientado por médicos dentistas capacitados e utilizando as melhores técnicas disponíveis no mercado.

Não vale a pena correr o risco de fazer branqueamento dentário caseiro, porque vai acabar por sofrer com os efeitos colaterais desse tratamento que afetam ainda mais a sua saúde oral e danificam o seu sorriso, em vez de o renovar! E ainda é obrigado a procurar ajuda profissional para resolver os problemas que surgem em consequência do branqueamento dentário que não tenha sido realizados por profissionais. Para isso, mais vale que se dirija diretamente a uma clínica. Os riscos não compensam!

 

Por que as pessoas procuram soluções de branqueamento dentário?

Vale a pena mencionar que os dentes amarelos ou com manchas são causadas por inúmeros fatores. Entre eles podemos destacar a genética, o consumo de bebidas e alimentos mais pigmentados (sumo de uva, vinho tinto e café, por exemplo), o tabaco e a falta de higiene oral adequada. Se se identifica com estes exemplos, saiba que talvez seja necessário alterar alguns hábitos para poder ter dentes mais brancos.

 

Quais as vantagens do branqueamento dentário profissional

Fala-se muito do facto de o sorriso ser o nosso principal cartão de visitas… e é mesmo!

Através dele, além da nossa personalidade e do nosso estado de espírito, mostramos os cuidados que temos connosco e com a nossa higiene oral. Um sorriso bem cuidado identifica-se ao longe: são dentes alinhados, limpos, sem cáries ou dentes partidos, não apresentam mau hálito provocado por doenças como a gengivite e a falta de higiene oral. Quando todos os dentes estão em perfeita harmonia e são tratados por profissionais, fazem um sorriso perfeito.

E a “cereja no topo do bolo” é ter os dentes brancos, que reforça que os mesmos estão saudáveis e muito bem cuidados, além de indicar que, para além da saúde, a pessoa também se preocupa com a sua aparência. 

Tudo isto se reflete no seu convívio social, no trabalho, nas relações interpessoais e traz vantagens que, inclusive, melhoram a sua autoestima e autoconfiança. É por isso que tantas pessoas fazem loucuras à procura do branqueamento dentário perfeito.

Um profissional especializado irá indicar que método se adequa melhor às suas necessidades, dará as orientações sobre a forma de aplicação e, dessa forma, o paciente tem acesso a um tratamento dentário seguro e confiável, que evita o desgaste do esmalte dos dentes, a sensibilidade dentária e até o surgimento de inflamações decorrentes do uso de produtos abrasivos.

O branqueamento dentário profissional é um dos mais de 75 tratamentos a que tem direito ao aderir ao Cartão Dental Premium – o único Cartão que dá direito a 2 Implantes Dentários com coroas, além de tratamentos que completam a sua saúde oral de forma ampla, segura e confiável. Com pequenas prestações mensais pode ter acesso aos melhores tratamentos para cuidar do seu sorriso, com a certeza de que serão realizados numa clínica de excelência e reconhecida pelos consumidores.

Não teste tratamentos caseiros no seu sorriso. Procure sempre ter a garantia de realizar procedimentos com especialistas em saúde oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *