Veja como os exercícios faciais influenciam a beleza do rosto

Veja como os exercícios faciais influenciam a beleza do rosto

Que atire a primeira pedra quem não quer ter uma aparência mais jovem sem gastar dinheiro com produtos nem realizar intervenções estéticas mais agressivas. Um ponto relevante e motivo de estudos para desenvolver novas técnicas, produtos e equipamentos, são os cuidados com a pele e a beleza do rosto, para tentarmos manter uma aparência jovem e bonita por mais tempo.

Seja com o objetivo de ter uma pele mais firme e viçosa, sem manchas, livre de borbulhas e pontos negros, ou mesmo para amenizar os sinais do tempo, os recursos estéticos são os mais variados e, com a correta orientação, qualquer pessoa pode encontrar soluções indicadas para os resultados que pretende alcançar, ou que caiba no seu orçamento.

O principal público-alvo do mercado da estética e beleza do rosto ainda são as mulheres, mas cada vez mais o público masculino se interesse por este tema. Afinal, o cuidado é para todos.

 

Como a pele influencia a beleza do rosto

Não estamos aqui para falar de cor, formato do rosto e da boca, sardas, tamanho do nariz ou cor dos olhos, mas sim da pele.

A pele é indispensável e protege o corpo das agressões exteriores. Cobre entre 1,5m2 e 2m2 do nosso corpo e contribui com mais de 15% do peso total do corpo. Mas voltemos ao rosto!

Por baixo da pele temos os músculos. São elásticos e têm a capacidade de se contrair e distender, ajudando a formar expressões faciais como o riso, a surpresa, a tristeza, a raiva, entre outras.

Os músculos da face não movem as articulações, mas sim a pele, o que os torna muito diferentes de outros músculos esqueléticos:

  • Os músculos da boca são responsáveis, principalmente, pela elevação e depressão do ângulo da boca, dos lábios superior e inferior, e por abrir e fechar a boca;
  • Adicionalmente, a elevação do lábio superior e da asa do nariz puxa as narinas para cima e abre o nariz;
  • risório e os zigomáticos maior e menor são os mais importantes músculos do riso;
  • Os músculos do nariz enrugam o nariz e estreitam as narinas;
  • A contração do orbicular do olho fecha as pálpebras, permite “apertar” os olhos e auxilia no fluxo do fluido lacrimal;
  • Os outros dois músculos da pálpebra deprimem a sobrancelha e permitem o enrugamento da fronte;
  • Em contraste, o músculo epicrânio eleva as sobrancelhas e a orelha;
  • platisma puxa o canto da boca lateral e inferiormente, e estica a pele;
  • Os músculos auriculares são muito variáveis, motivo pelo qual só algumas pessoas são capazes de mover voluntariamente as suas orelhas.

beleza_do_rosto

O lado esquerdo da imagem ajuda-nos a perceber a quantidade de músculos que temos, só na cara!

Portanto, estes músculos são os responsáveis pelas expressões faciais que produzimos para demonstrar alguns dos nossos sentimentos.

 

A beleza do rosto exige cuidados essenciais 

Alguns cuidados para manter a pele sempre bonita e bem cuidada passam pela correta limpeza, hidratação e pelo uso de protetor solar. Claro que a alimentação também tem fortes efeitos, graças aos nutrientes que beneficiam o nosso corpo, entre outros fatores. Veja aqui alguns alimentos que contribuem para o seu bem-estar.

Mas ao pensar em como podemos cuidar melhor e manter a beleza do rosto com boas e simples práticas diárias, a ingestão de água e sumos, a correta limpeza e remoção de maquilhagem, o uso de protetor solar e cremes específicos para combater alguns problemas e evitar que fique seca são essenciais na rotina. É importante que consulte o seu médico dermatologista para saber como cuidar melhor do seu tipo de pele.

Também podemos contar com os tratamentos profissionais disponíveis no mercado que combatem problemas como as manchas, flacidez e as rugas, e que melhoram muito a nossa aparência. Para além disso, existem os exercícios faciais, que podem ser feitos em casa e que trazem vantagens e ajudam a manter a pele mais firme e viçosa, juntamente com os restantes cuidados.

Estes exercícios podem ser um aliado interessante para reverter e amenizar o aparecimento dos sinais visuais do envelhecimento da pele, como sulcos, rugas e flacidez.

 

Os exercícios faciais e a beleza do rosto

Para o resto do corpo, recorremos aos habituais exercícios físicos, ginásios e centros de estética, mas os músculos faciais também merecem atenção e é por isso que a ginástica facial tem vindo a ganhar adeptos em todo o mundo, na esperança de melhorar e rejuvenescer a aparência.

Estudos indicam que apenas alguns meses de exercícios faciais conseguem reduzir significativamente alguns sinais do envelhecimento e que contribuem para manter a beleza do rosto, já que a ginástica facial promete reduzir ou prevenir as linhas de expressão, rugas e aumentar a elasticidade da pele.

A beleza do rosto é beneficiada pela ginástica facial?

Da mesma forma que os exercícios feitos no ginásio, focados nos músculos que são menos utilizados e que vão tornar braços e pernas mas tonificados, a ginástica facial implica fazer movimentos com os músculos do rosto que são pouco utilizados no nosso dia-a-dia.

Com o passar dos anos, os músculos que não se movem com tanta frequência vão perdendo a força e a forma, afetando o formato e o contorno do rosto e, por consequência, mudando a aparência, que fica mais envelhecida e cansada. Ao fazer exercícios faciais, vai dar mais força aos músculos do seu rosto. 

beleza_do_rosto

A ginástica facial tem como objetivo o fortalecimento destes músculos e dar mais firmeza à pele. Isso quer dizer que, além de melhorar a aparência do rosto, também a circulação sanguínea irá melhorar, ajudando a dar mais vida à pele. Na internet pode encontrar diversas explicações e exemplos de exercícios faciais recomendados.

Costuma sorrir durante o dia? Se não, nunca é tarde para começar a “trabalhar” para ter o sorriso como aliado para manter a beleza do rosto.

Ao sorrir, movimentamos mais de 10 músculos faciais, número que duplica quando nos entregamos às deliciosas gargalhadas. E sorrir é de graça e não tem contraindicações.

É por isso que o sorriso prolonga a firmeza e o aspeto jovial da pele, estando também aliado à liberação de substâncias relacionadas com a sensação de bem-estar.

Ao mesmo tempo que faz bem à alma, o ato de sorrir:

Melhora a elasticidade
A contração espontânea dos músculos do rosto, provocada pelo riso, é importante porque atua no sentido de fortalecer o tónus muscular.

Suaviza rugas e flacidez
Com a movimentação que o sorriso causa no rosto, os músculos da pele ficam mais firmes, prevenindo o surgimento de rugas, linhas finas e diminuindo a flacidez.

Ativa a circulação sanguínea
Um sorriso aberto mexe os músculos do rosto e também contribui para melhorar a circulação sanguínea, que transporta nutrientes para os tecidos do corpo. 

beleza_do_rosto

Ajuda a hidratar a pele
Através do estímulo dos músculos pelo ato de sorrir, dá-se uma maior circulação sanguínea na pele. Isso contribui para que os nutrientes cheguem mais facilmente às camadas mais profundas da pele. 

Tudo isto acaba por melhorar o aspeto da pele, contribuindo para que esta fique mais viçosa e com uma aparência saudável. É importante lembrar que nem o sorriso nem a ginástica facial vão eliminar todas as marcas de expressão, mas suavizam e previnem novas rugas. Os resultados também dependem da genética de cada pessoa e de outros fatores, como a frequência dos cuidados, se fuma e se tem outros hábitos que prejudicam a saúde da pele.

 

Por fim, sorria mais.

Se não costuma sorrir com frequência, a nossa dica é que comece agora!

Olhe-se no espelho e veja como um sorriso muda automaticamente a sua expressão. De certeza que se vai sentir melhor e ficará com uma aparência mais bonita e agradável. Aproveite este momento para verificar se os seus dentes lhe dão algum sinal de alerta, porque estes são a chave do sorriso.

Fique atento! 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *